Contratar uma empresa ou usar construtores de sites?

A questão é: você deve contratar alguém especializado para fazer o seu site ou simplesmente usar um construtor de sites online?

 

Construtores de sites são basicamente uma mão na roda para pessoas que não são web designers. O que já foi, um tempo atrás, fora do alcance das pessoas, agora pode está ao alcance em poucos cliques. Mas existem muitas coisas que uma empresa ou profissional da área podem fazer que os construtores de sites não podem.
Construtores de sites como Wix, IMCreator, Weebly, e Jigsy têm ajudado muitas pessoas a criar sites com alguma facilidade, mesmo sem experiência em ferramentas gráficas ou em programação. Há muitos construtores de sites que surgiram nos últimos anos, onde as pessoas podem simplesmente arrastar e soltar recursos e publicar seus sites em até um dia. Mas isso só foi possível porque a web está evoluindo cada vez mais, e é possível produzir sites fantásticos com os recursos e a tecnologia existente hoje em dia, inclusive construtores de sites.
 

A facilidade dos construtores de sites

Existem muitos construtores de sites na web com centenas de modelos para você utilizar e tudo é relativamente simples. Nada de programação, nenhuma transferência de arquivos via FTP, nenhum registro de domínio e servidores de nomes e todas essas coisas técnicas. Uma vez satisfeitos, os usuários podem simplesmente publicar seus sites e voila, já estarão no ar e funcionando.

1. Arraste e Solte
Construtores de sites oferecem uma variedade de templates (exemplos) para iniciar a construção de um site. Você não precisará pensar sobre o design. Criar seu site em um construtor se resume a escolher um template com aparência que você deseja e começar a arrastar elementos para uma tela, configurar alguns parâmetros e escrever algum texto.

2. Sistemas intuitivos para o usuário
Os construtores de sites são planejados para que sejam  facilmente compreendidos por pessoas de todas as idades. Geralmente eles oferecem um passo-a-passo para criação do site, onde você será guiado através de todo o processo de seleção de design e inserção de informações, dando a impressão de que tudo é realmente fácil.

3. Recursos e suporte da casa
Não é preciso transferir arquivos para o servidor, já que todo trabalho é feito online, e o próprio construtor se encarrega de criar os arquivos necessários. As empresas de construtores de sites entendem que muitos de seus usuários não são pessoas técnicas, então todos têm uma equipe disponível para responder às perguntas dos usuários e ajudá-los com seus problemas.
 

E por que você deve contratar uma empresa ou profissional?

Fazer um site usando um construtor de sites online parece ser fácil a primeira vista, passando a ilusão de que você não precisa pensar no design e na aparência do seu site. Você pode simplesmente escolher um dos templates. Mas a despeito do que entusiastas possam dizer, construir um site é muito mais do que criar um visual agradável. Existem vários outros aspectos envolvidos no processo, incluindo usabilidade, velocidade de carregamento das páginas, estrutura amigável aos mecanismos de busca, entre outras.

1. Conteúdo
Esse é o maior argumento para provar que os construtores oferecem uma ilusão. A parte mais importante do tempo que se leva na criação de um site é na concepção do conteúdo, seja a descrição do seu produto ou empresa, idéias de promoções, descrições de trabalhos realizados ou qualquer outra coisa. Quando se usa um construtor, você ainda tem que investir algum tempo e energia nessas tarefas. Não existem atalhos. Se você está empolgado com as promessas que os construtores de sites tem feito à você, pense bem. A única pessoa que pode gerar um bom conteúdo para o seu site é você. O construtor nunca escreverá isso para você. Concentre-se no mais importante e deixe um profissional realizar o resto.

2. Construtores de sites (potencialmente) custam mais
Você já deve ter escutado que “Não existe almoço grátis”. Alguns construtores começam com períodos grátis para teste, e quando você se dá conta já está pagando mensalmente para usar o serviço. Alguns planos mais caros chegam a custar cerca de R$ 50,00 por mês, ou seja, R$ 600,00 por ano. Você poderia contratar um site melhor, por um valor semelhante, que se pagaria sozinho em 2 anos.

3. Alguns probleminhas técnicos
Alguns destes construtores usam flash para construção do conteúdo, em detrimento do HTML e CSS. O resultado é um péssimo ranking nos mecanismos de busca, impossibilidade de usar qualquer ferramenta de estatísticas para verificar a visitação ao site, dificuldades de visualização em dispositivos móveis, entre outras coisas que são levadas em consideração quando se contrata um profissional ou empresa realmente comprometidos com o resultado final do trabalho.
 

Conclusão

Se suas necessidades são simples, e continuarão assim por muitos anos, passar algumas horas construindo o seu próprio site através de um construtor de sites pode ser uma boa idéia para você. Mas se você está pensando o seu site como uma ferramenta de marketing, onde o seu visitante terá uma experiência agradável e encontrará facilmente as informações que precisa, inseridas em um design de boa qualidade que adapta em diversos dispositivos, então acreditamos que você só tem uma saída. Pesquise, converse, informe-se e contrate uma empresa ou profisional que saiba o que está fazendo. Desta forma, você vai economizar tempo, dinheiro e energia.

Somos a WPBox!

A WPBox presta serviços nas áreas de desenvolvimento de sites e marketing digital. Estamos prontos para ajudá-lo a fortalecer a sua marca, fornecendo produtos e serviços digitais com qualidade, rapidez e baixo custo.

Assine nossa newsletter

Tweets recentes

Últimos posts

Veja todos